Mais um ano que estamos com restrições de circulação em diversos lugares do País, mas isso não significa que você pode ficar parado. Pelo contrário: é hora de se movimentar e criar ainda mais pontos de contato com seu público e aproveitar a demanda de compra já existente para essa data.Ao longo do ano passado, as empresas que conseguiram se adaptar e reestruturar seus negócios, se tornaram mais preparadas para este novo cenário. Afinal, ninguém será mais pego de surpresa. O perfil do consumidor mudou, e todas as mudanças atrelam oportunidades.O cenário de incertezas econômicas trouxe um olhar mais cauteloso para compras e com isso, novos comportamentos. Os clientes estão mais conscientes, argumentativos, sensíveis a preço, se preocupam com as causas que as marcas estão engajadas e elevaram ainda mais o padrão sobre o bom atendimento.Essas novas características trouxeram algumas oportunidades, e uma delas é que os clientes estão experimentando mais. Ou seja, um consumidor que antes comprava somente uma marca específica, começa a se permitir e conhecer novas empresas. E é isso que está sendo tão valorizado no mercado.A disputa pela atenção do consumidor, esta cada vez maior, pois quem tem o cliente não quer perdê-lo, e por outro lado, quem está em busca de novos consumidores, está conseguindo ter mais fácil acesso, pois o cliente está mais acessível.

Foto: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O consumidor que antes comprava somente uma marca específica, começa a se permitir e conhecer novas empresas.

Vou citar algumas ideias do que você pode fazer para aumentar suas vendas aproveitando o Dia das Mães e essa mudança no perfil do consumidor. Mas, lembre-se: uma das coisas mais importantes é você entender a necessidade do seu cliente para o período atual, por isso, entender quem é o seu cliente, o que ele está buscando, e quais vantagens ele quer na hora de comprar seu produto ou serviço são fundamentais antes de dar o próximo passo.

Invista em diversos canais de divulgação

Use e abuse das redes sociais, mas além do digital é importante sua empresa estar em outros pontos de contato com seu consumidor, seja na mídia exterior, em panfletos, jornais, revistas, rádio etc. Uma regrinha básica do marketing, é a regra dos 7, que diz que um consumidor assimila a informação após ter tido contato no mínimo 7 vezes com a mensagem. Por isso, diversificar é a melhor estratégia.

Crie promoções

Com o consumidor sensível a preço e com a experimentação em alta, essa é uma das grandes táticas para atrair novos clientes e fazer um bom volume de vendas em datas comemorativas.

Realize parcerias

Busque empresas que possuem sinérgica com seu negócio e que atendam o mesmo segmento que você, afinal, vocês estão em busca dos mesmos clientes, e juntas serão mais fortes.

Personalize

Invista cada vez mais na personalização de produtos e serviços, todos os clientes querem ser especiais, até a gigante Coca-Cola realizou personalização quando lançou as latinhas com as letras do alfabeto para se aproximar ainda mais do seu cliente.

Independente de qual seja o seu negócio, se você entender as necessidades do seu consumidor neste período, pode ter certeza de que você terá um excelente Dia das Mães. Sucesso e Boas vendas!

Juliana Scivoletto é gerente de Mercado da Itabus
@juscivoletto / juscivolettocomercial@gmail.com.