Líder do Brasil em móveis para sala realizou projeto em que transforma o ambiente de marcenaria dos alunos, tornando seguro e ideal para trabalhar

A Linea Brasil, líder brasileira em móveis para sala, reformou toda a área de marcenaria da APAE de Arapongas (Paraná), onde fica a sede da empresa. A ação, que faz parte do Projeto Marcenaria realizado pela companhia, identificou, em visita ao local em uma ação de natal, que a área de marcenaria ficava em uma sala improvisada, pequena e com muito pó, onde os alunos estavam expostos a vários riscos para sua saúde e segurança. Foi então que entrou o Programa de Estágio da Linea que notou que algo precisava ser feito com urgência e iniciou-se o trabalho de transformação.

“O Programa de Estágio estava ganhando forças e mostrou ser o caminho ideal para o desenvolvimento de ambos os lados”, afirma Elio Pavanato, diretor da LINEA Brasil. Com supervisão de gestores, o grupo iniciou o projeto com visitas ao local em que avaliaram os impactos, e assim vários problemas foram levantados como a quantidade excessiva de pó, preocupação com a saúde dos alunos, organização das máquinas, falta de espaço e ventilação, organização da marcenaria como um todo.

A partir disso, o projeto saiu do papel, e o problema mais grave a se resolver era o acumulo de pó, e as melhorias foram estruturadas em cima disso: criar um novo coletor, melhorar o sistema de exaustão, alisar e pintar as paredes e chão, entre outras. “Esse problema influenciava não só no trabalho dos alunos, mas também na própria saúde dos mesmos”, declara Pavanoto.

Outras ações também foram realizadas para a melhoria do local. Abertura de uma segunda porta, focando na melhoria da circulação de ar favorecendo a redução da temperatura dentro da marcenaria, instalação de lâmpadas LED, que melhoraram a iluminação e reduz o custo de energia elétrica, armários de ferramentas, armário de amostras e prateleiras para matéria-prima, afim de também manter a marcenaria organizada, para que os alunos tivessem um melhor ambiente de trabalho. Outra conquista do projeto foi a parceria com a empresa que fornece EPI´s para a Linea Brasil, que passou a fornecer o mesmo para os alunos da APAE de forma vitalícia.