Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sempre dando dicas para seus seguidores, Bella agora também tem um blog em que dá dicas especiais para quem quer manter a boa forma. Desta vez, vamos saber um pouco sobre o ‘leite dourado’ para o que serve e seus benefícios.

“O leite dourado é uma combinação de cúrcuma com o leite de coco e/ou óleo de coco. A Cúrcuma é um anti-inflamatório potente que apresenta mais de 150 atividades potencialmente terapêuticas, incluindo atividade antimicrobiana, bem como propriedades anti-câncer.

Elencar todas as propriedades da cúrcuma de forma resumida não é a tarefa mais fácil do mundo, pois ela tem tantas propriedades benéficas que seria quase impossível descreve-las em apenas um post.

A cúrcuma é comumente usada nas medicinais tradicionais chinesa e ayurvédica onde é associada ao tratamento de doenças do fígado, problemas de pele, doenças respiratórias e gastrointestinais, dores nas articulações e cicatrização em geral.

Devido aos seus inúmeros benefícios, a cúrcuma despertou o interesse de diversos especialistas e foi tema de centenas de estudos científicos. A curcumina, ingrediente bioativo da cúrcuma, foi profundamente pesquisado e através dessas pesquisas pôde-se perceber que os pontos positivos no que diz respeito à saúde eram muitos, dentre eles a modulação de mais de 700 genes, a modulação de mais de 160 vias fisiológicas e colabora na organização das membranas celulares.

Em resumo, a cúrcuma é um dos anti-inflamatórios mais potentes que existe no universo das especiarias pois ela pode inibir a atividade e a síntese de diversas enzimas envolvidas no processo de inflamação, e é por isso que o leite dourado se tornou tão popular.

A curcumina encontrada na cúrcuma é capaz de modular a atividade e expressão genética, podendo destruir células cancerosas e promover uma melhor  função de células saudáveis.

O leite de coco usado no preparo dessa bebida tão poderosa também oferece inúmeros benefícios. Aproximadamente 50% da gordura encontrada no óleo de coco é ácido láurico. O nosso corpo converte ácido láurico em monolaurina, um monoglicerídeo que possui habilidades de destruir vírus revestidos de lipídeos, tais como HIV e herpes, gripe, sarampo, bactérias Gram-negativas e protozoários como Giardia lamblia.

O ácido láurico é um tipo de gordura facilmente digerida e penetra facilmente nas membranas celulares e ainda são, imediatamente, convertidas pelo fígado em energia, ao invés de ser armazenado como gordura.

Existem inúmeros estudos que demonstram que esses tipos de lipídeos ajudam a promover a perda de peso, melhoram a sensibilidade à insulina e a tolerância a glicose. Além disso, o leite de coco é rico em antioxidantes e nutrientes, incluindo vitaminas C, E e vitaminas B, magnésio, potássio, fósforo e ferro.

Como preparar:

Faça primeiro a pasta dourada com 1/2 xícara de cúrcuma orgânica em pó, 1 xícara de água, 1 colher e meia de chá de pimenta preta, 5 colheres de sopa de óleo de coco virgem.

Misture a cúrcuma com a água e a pimenta em uma panela e leve ao fogo por 7 minutos, até que uma pasta grossa seja formada. Fato curiosos e importante – a pimenta aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma em até 2000 vezes. Depois tire do fogo e misture essa pasta com o óleo de coco. Essa pasta pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas.

Para fazer leite dourado, você irá precisar de uma pequena quantidade de pasta dourada.

Instruções:

1 colher de chá de pasta dourada

2 xícaras de leite de coco

Xylitol a gosto (opcional)

Extrato de baunilha a gosto (opcional)

Pitada de canela (opcional)

Em uma panela aqueça lentamente, mas não ferva, 2 xícaras de leite com 1 colher de chá de pasta dourada. Um mixer é bastante útil para misturar totalmente a pasta com o leite. Adicione a baunilha, o xilitol e a canela, caso deseje.”

Foto: Divulgação/MF Press Global