Em comemoração aos 27 anos de independência ucraniana e 127 anos de imigração ucraniana no Brasil, o Consulado Honorário da Ucrânia em SP e a Sociedade Ucraniano-Brasileira “Unificação” realiza a Mostra Oficial “Pêssankas, a Arte Milenar da Ucrânia”, na Vitrine Cultural do Metrô São Bento, Linha Azul, sentido Jabaquara, até 30 de março próximo.
A exposição tem a curadoria do jornalista Jornalista Maurício Coutinho e produção de Mara Porto, diretores da Coutinho Eventos, com apoio cultural da Sincoplastic e parceria com Eloir Amaro Júnior, Olga Samila, Raquel Zanelatto e Prefeitura de Itaiópolis.
Considerada o “celeiro da Europa”, devido a fertilidade de suas terras, a Ucrânia tornou-se, em 2011, o terceiro maior exportador de grãos do mundo e uma das dez regiões mais atraentes para compra de terras agrícolas, além de ser bem desenvolvida na área aeronáutica e de equipamentos industriais. A cultura ucraniana tem linguagem própria, com símbolos e sinais de prosperidade, saúde e paz.
Na história do povo ucraniano sempre esteve presente uma tradição de colorir ovos na época em que o Sol voltava triunfante, eliminando a neve que cobria a rica terra negra da Ucrânia.
Em escavações arqueológicas, foram encontrados indícios desta arte a mais de 3.000 anos antes de Cristo, sendo que naquela época, eram utilizadas ferramentas muito rústicas para se confeccionar uma pêssanka. A explicação para o interesse do ser humano pelo ovo está no fato do mesmo possuir uma magia incrível, pois de uma forma simples e rude, surgiria a vida.
Serviço:
Mostra cultural “Pêssankas, a Arte Milenar da Ucrânia”
Até 30 de março de 2018
Metrô São Bento – Linha Azul
Vitrine Cultural – Sentido Jabaquara
Curadoria: Maurício Coutinho
Produção: Mara Porto
Patrocínio: Sincoplastic