Será que estamos perto do fim da maior pandemia que nossa geração passou?
Possivelmente sim, é o que afirma Rony Jabour, considerado nos Estados Unidos o pregador da saúde e segurança no trabalho.
Rony, mestre em saúde e segurança do trabalho pela universidade do Texas, diz que com a chegada da vacina, ele acredita estarmos perto do fim dessa agonia que vem nos assolando desde o início deste ano, quando foi descoberto o covid-19.
“A expectativa por esta vacina era muito grande, a famosa quarentena que deveria ser de 14 dias, passou para 4 semana, depois para 4 meses, e já estamos a mais de 40 semanas refém deste vírus, mas finalmente, graças à Deus, os estudiosos da área conseguiram encontrar esta vacina, e a esperança é que não tenhamos mais que nos preocupar com isso, apesar que pelo menos aqui nos Estados Unidos, imaginamos que levará até o final do ano para que toda a população seja vacinada.

Rony Jabour não é um ser humano comum; o brasileiro nascido no Brasil é um treinador excepcional da OSHA.

“Paixão.” A palavra é definida como um sentimento de fazer algo grande que é instilado em um indivíduo desde o início. Cada pessoa que vive no mundo hoje sonha em dar o seu melhor em seus respectivos campos e deixar uma marca em seus respectivos setores. No entanto, embora o desejo ardente de ser conhecido por fazer algo extraordinário seja muito forte, nem todos têm a coragem e a determinação de perseguir seus sonhos.

Encontrar uma paixão é apenas o primeiro passo, e há incontáveis passos que uma pessoa deve escalar antes de atingir o estágio final de vitória. E a chave do sucesso é trabalhar duro para chegar ao topo. As pessoas que são idolatradas hoje são aquelas que não apenas permaneceram fiéis às suas paixões, mas também deram tudo para provar seu valor. E não há melhor exemplo a esse respeito do que Rony Jabour.

Rony Jabour não é um ser humano comum; o brasileiro nascido no Brasil é um treinador excepcional da OSHA. Seus esforços não são apenas reconhecidos por aqueles que são relevantes para o campo; sua fluência em três idiomas o ajudou a alcançar pessoas em todo o mundo. Sua paixão e determinação são admiradas por muitos!

ENCONTRANDO SUA PAIXÃO

Rony Jabour nasceu no Brasil, onde residiu até os 21 anos. Ele sempre foi conhecido por ser o dono de uma personalidade única. Suas ideias sempre foram diferentes e ele tinha um jeito de ver as coisas de maneira positiva, independentemente de quão difíceis as situações fossem.

Depois de se formar como Técnico Agrícola, Rony Jabour mudou-se para Boston. Imediatamente, ele começou a trabalhar como operário de construção em Boston, Massachusetts. Ele não apenas se destacava em seu trabalho, mas também era ótimo em fazer amigos. Sua personalidade animada atraiu a atenção de todos e ele adorava brincar com as pessoas.

Ele trabalhou na construção civil por quase oito anos. Durante esse tempo, ele percebeu e aprendeu muitas coisas. Mas a coisa mais significativa que aprendeu foi sobre si mesmo – que era apaixonado por ajudar as pessoas a cuidar de si mesmas.

Enquanto trabalhava, Rony Jabour percebeu que as pessoas comuns em sua equipe estavam expostas a vários perigos. Às vezes, as pessoas também estavam abertas a ameaças contra suas vidas, mas ninguém prestava atenção a isso. Mas ele não conseguia esquecer. E foi então que ele percebeu o que realmente deveria fazer.

Decidido a assumir a responsabilidade de ajudar seus colegas a perceber a importância das medidas de saúde e segurança, Rony Jabour começou a ensinar os membros de sua equipe a cuidar de si mesmos. Todos os dias, ele olhava para fora, certificando-se de que todos estavam seguindo os princípios de segurança e saúde. Ele realmente esperava liderar os membros de sua equipe, garantindo sua segurança e motivando-os a serem cuidadosos.

Rony sabia que queria continuar fazendo isso pelo resto de sua vida.

O CAMINHO PARA SER EXCEPCIONAL

Impressionado com a realização, o próximo passo de Rony Jabour foi ingressar no Keene State College, para aprender mais sobre a OSHA e aprimorar suas habilidades. Ele foi admitido no OSHA Training Institute, onde se destacou em todos os cursos que cursou. Rony também obteve uma série de certificações e licenças, incluindo Oficial de Segurança e Saúde em Construção, Especialista em Segurança e Saúde para Indústria em Geral, Especialista em Segurança e Saúde para Prevenção de Incêndios e Segurança da Vida, entre vários outros.

Logo após ser certificado, Rony Jabour abriu sua escola, United Safety Net, o maior instituto de treinamento de segurança em inglês, espanhol e português dos Estados Unidos. O objetivo da escola é divulgar os vários perigos e ameaças no local de trabalho e como reduzir acidentes praticando medidas de saúde e segurança.

Ele também começou a fazer discursos na tentativa de aumentar a conscientização sobre a OSHA. Em 2013, ele foi convidado pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos para ampliar seus conhecimentos sobre a importância da segurança no local de trabalho. Ele foi convidado novamente em 2016, enquanto em 2012, ele foi convidado para fazer uma palestra na Universidade de Harvard. Ele também recebeu um certificado por seus esforços pela Universidade de Harvard.

Mas Rony Jabour não parou por aí. No momento da crise, ele obteve a certificação da OMS e ajudou as pessoas a aprenderem como se proteger do Coronavírus.

O trabalho árduo e a perseverança de Rony Jabour fizeram com que ele se tornasse um dos treinadores de SST mais solicitados nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, ele treinou mais de 20.000 trabalhadores, tornando-o o instrutor de segurança número 1 autorizado da OSHA na Nova Inglaterra. Rony Jabour possui duas certificações de mestrado da University of Texas Arlington e espera fazer uma mudança no mundo!