O verão traz consigo altas temperaturas que acabam alterando o funcionamento do metabolismo das pessoas, que transpiram mais, como forma de resfriar o corpo. Com essa transpiração, ocorre a perda de água e sais minerais importantes, como o sódio e o potássio.

Os cuidados com a hidratação, devem ser observados principalmente em relação as crianças, que geralmente são mais ativas e gastam mais energia e desidratam mais facilmente. Em média é recomendado a ingestão de 2 litros de água para adolescentes e adultos e 1,2 litros para crianças.

Outra mudança está relacionada à queima de calorias, já no verão gastamos menos calorias em repouso ao contrário do inverno, onde se gasta caloria para gerar calor, logo nossa necessidade calórica diminui e quem quer controlar o peso tem que ficar atento com a alimentação.

Dos cuidados com a alimentação é recomendado realizar de 5 a 6 refeições leves por dia. O cardápio deve ser composto por frutas, legumes e verduras, que são fontes de fibras, vitaminas e minerais. Os pratos devem ser sem excessos preferindo alimentos à base de grãos e cereais integrais ao invés dos refinados, sobremesas a base de frutas, carnes brancas ou cortes magros assados, cozidos ou grelhados.

Devem ser evitados alimentos gordurosos, excesso de sal, excesso de açúcares e de bebidas alcoólicas, que contribuem para a desidratação e são rapidamente absorvidas, promovendo o acúmulo de gordura no organismo.

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