The Beatles, Queen, Ramones, Elvis Presley e Rita Lee são alguns dos grandes nomes que deixaram legado não apenas pela música, mas também pelo estilo

No próximo sábado (13) é comemorado o Dia Mundial do Rock. Apesar da data ser tratada como uma celebração mundial, apenas no Brasil o gênero musical é lembrado durante este dia. Grandes ícones desse estilo deixaram seu legado não apenas pela música, mas também pelo estilo. Para comemorar essa data, os especialistas da eÓtica separaram na lista abaixo os grandes ícones do rock com seus estilos singulares de armações de óculos que marcaram época.

Confira:

1. The Beatles

É difícil encontrar alguém que não conheça a banda britânica The Beatles. Formada por John Lennon, Ringo Starr, Paul McCartney e George Harrison, o grupo foi criada por Lennon e seus colegas de escola em 1957, e se chamava inicialmente de “The Quarrymen” – em homenagem ao nome do colégio.

Em 1960 a banda mudou o nome para “The Beatles”, porém, apenas em 1962 se apresentou com a formação definitiva. No mesmo ano, o grupo gravou a música “Love Me Do”, ficando em primeiro lugar em todas as paradas de rádios britânicas.

Com roupas formais, letras marcantes e efeitos fortes de guitarra, os Beatles fizeram sucesso em todos os seus discos, espalhando a beatlemania pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil.

John Lennon além de ter criado um fenômeno do rock também ficou marcado por seus pequenos óculos redondos, que até hoje são moda por todo mundo.

2. Queen

A banda britânica foi fundada em 1970, permanecendo com a formação original até 1991, com os artistas: Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon.

Os primeiros dois discos da banda não fizeram muito sucesso na época, mesmo contendo hits como: “Bohemian Rhapsody” e “You’re My Best Friend”. Por volta de 1977, o álbum “News of the World” popularizou o quarteto, levando “We Will Rock You” e “We Are the Champions” para todo o mundo.

O estilo irreverente da banda trouxe letras grandiosas e inspiradoras para as novas gerações de roqueiros e Freddy Mercury se consagrou como uma das maiores vozes do rock além de sustentar um visual único com seus bigodes e óculos aviadores.

O Queen também está no ranking das bandas que mais venderam discos na história da música, do ínicio até o fim em 1991. Um dos shows mais marcantes e que o grupo apresentou uma de suas melhores performances foi no festival que deu origem ao dia mundial do rock, o Live Aid.

3. Ramones

Jaqueta de couro, cabelo cobrindo o olho e óculos escuro. Que jovem roqueiro nunca se pegou tentando copiar o estilo de Joey Ramone?

A banda nova iorquina, Ramones, nasceu em 1974, sendo considerada até hoje um dos maiores ícones do punk rock mundial. A formação original da banda contava com Joey (vocal), Johnny (guitarra), Dee Dee (baixo) e Tommy (bateria).

O nome da banda foi inspirado no pseudônimo, Paul Ramon, que Paul McCartney criou para registrar a banda Beatles nos hotéis. Com isso, todos os integrantes do grupo punk adotaram o sobrenome “Ramone” como identidade.

Os Ramones são considerados até hoje um dos precursores do punk rock. Seu disco que tem o nome da banda foi eleito o primeiro do gênero na história do punk mundial. Com 14 faixas curtas, o álbum é considerado um dos mais influentes discos de rock até hoje.

4. Elvis Presley

De visual inconfundível e sempre com um maxi óculos no rosto, muitos dizem que Elvis Presley é o primeiro rockeiro de todos os tempos, porém, muitos críticos dizem que a afirmação é exagerada e equivocada, já que o rock ‘n roll vinha sendo tocado há anos atrás pelos negros, sendo invisibilizados devida a segregação racial nos EUA. Elvis foi o primeiro músico a juntar públicos divididos pelo preconceito em volta de um mesmo som.

Cantor de muitos hits românticos, Elvis foi também a cara do “rockabilly”(subgênero do rock and roll), começando sua carreira em 1954, deixou sua marca com inúmeros sons, entre eles: “Hound Dog”, “Jailhouse Rock” e “All Shook Up”.

5. Rita Lee

Rainha do Rock Nacional, Rita Lee é uma figura transgressora que quebrou muitas barreiras de gênero e se consagrou como uma das vozes mais importantes do Brasil. Ela iniciou sua carreira em 1963, mas foi a partir de 68, na companhia do grupo Os Mutantes que alcançou o sucesso com grandes hits.

Antes de lançar carreira solo, a cantora ainda teve a banda Tutti Frutti, com quem lançou o álbum “Fruto Proibido”, que é visto até hoje como um dos mais importantes da história do rock nacional.

Rita Lee ficou marcada por inúmeros sucessos que vão do rock ao pop, além disso seu estilo ousado – com vários óculos redondos e coloridos – influenciou jovens e adultos.

Sobre a eÓtica

A eÓtica, maior e-commerce de vendas de óculos e lentes de contato do Brasil, conta com mais de três mil óculos de 65 marcas, entre nacionais e internacionais, além de lentes de contato. Permite a possibilidade de todo o país comprar óculos, de grau e de sol dos mais variados preços, desde os mais luxuosos aos mais convencionais, levando a melhor e mais completa experiência de compra aos clientes. Fundada em 2011, a empresa já entregou mais de 600 mil pedidos. Além de contar com sua marca própria, a Lema21.