Foi divulgada nesta semana a Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. O sindicato apurou que em dezembro de 2020 a comercialização de 8.799 unidades residenciais novas na cidade de São Paulo. O resultado foi 103,2% superior comparado às vendas de novembro (4.331 unidades) e ficou 26,1% acima das 6.980 unidades comercializadas em dezembro de 2019.

Para Dowglas Melo, dono da Urban House Imobiliária e sócio da Midas Go Land Bank, esse crescimento se deve à redução de juros dos bancos. “O crescimento de vendas em 2020 se deve à diminuição de juros do banco federal o no qual fez com que praticamente todos os bancos privados fizessem a mesma coisa e diminuísse os seus juros. Com isso a oferta de crédito imobiliário aumentou, já que juros menores significa poder financiar mais’, comenta Dowglas.

No acumulado de 12 meses (janeiro a dezembro de 2020), as 51.417 unidades comercializadas representaram um aumento de 4,5% em relação ao período anterior (janeiro a dezembro 2019), quando foram negociadas 49.224 unidades. “Antes uma pessoa que possuía renda de 4 mil reais poderia financiar apenas 115 mil sendo 9% de juros, hoje a mesma renda consegue financiar até 160 mil com uma taxa de juro menor. Essa oferta de crédito vai continuar para esse ano”, finaliza Dowglas que inovou e lançou uma Unidade Móvel de Aprovação em Goiânia. O seu escritório conta com várias tecnologias, inclusive o empreendimento decorado virtualmente, onde o cliente pode ver a planta do imóvel sem entrar necessariamente no apartamento.

Dowglas Rogério Melo

Casado, pai de um casal, Dowglas começou sua carreira no final de 2010, quando, recém-chegado do exterior, recebeu o convite de um amigo para ser vendedor do Minha Casa Minha Vida, parceria na época entre Mgarzon Eugênio e Construtora Brookifeld em Goiânia. Depois disso, atuou na Gafisa S/A e na Tenda S/A. Hoje o corretor fundou sua própria imobiliária, a Urban House Imobiliária, além de ser sócio da Midas Go Land Bank.