Fotos:  Luciano Santos (Talentmix)

A história de João Junior é muito interessante! Na contra mão da maioria dos artistas – que com todo o direito poético e civil condenam os produtos pirateados, João foi um grande beneficiado do mercado clandestino. Como? É aqui que começa a história desse artista multi talentoso que traz no sangue e na alma a black soul music e desenvolve um trabalho muito interessante no “gueto” brasileiro.

Suas duas músicas mais conhecidas “Pronto Socorro” e “Queimar Seu Filme” caíram no gosto popular, mas não de uma maneira muito tradicional, como youtube, ou rádio. Em um projeto musical de samba rock, ao lado de outras grandes estrelas da música nacional, um álbum foi produzido e não chegou a ser comercializado. Nesse álbum havia essas duas faixas de João. O projeto acabou não sendo aproveitado pela gravadora e as canções foram liberadas para uma coletânea e prensada em vinil, nos Estados Unidos. Esses discos chegaram à mão de alguns DJs de black music ao redor do Brasil que tocavam as faixas. Com o passar do tempo, de uma maneira que João ainda diz não saber a procedência, essas mesmas faixas caíram na mão dos camelôs, que as lançavam coletâneas piratas de samba rock. O sucesso foi crescendo e João passou a ser conhecido por suas músicas antes mesmo de lançá-las oficialmente.

Professor universitário e cantor, o mineiro de Passa Quatro, João Junior, é cantor desde muito jovem e foi introduzido ao universo musical por seu pai, João Orlando, que é compositor e trombonista. Graças a uma precoce mudança de cidade com a vinda de João a São Paulo, o artista desenvolveu grande ‘feeling’ para música urbana, mais precisamente a música negra, o Samba Rock, que fez até hoje. Na faculdade, João cita que por diversas vezes foi surpreendido por alunos e pessoas que conhecem sua música e diz achar isso o máximo. “Eu estava dando aula de português para alunos de uma ETEC e de repente começamos a ouvir uma música muito alta que estava atrapalhando a aula. Eu fui até a janela e, quando ia reclamar do barulho, uma aluna me falou “Professor, a música que está tocando é ‘Pronto Socorro’ a sua música…!!!“”, revela o cantor.

E dessa maneira João entendeu que teria que dar continuidade a carreira artística já que os discos piratas que mais eram vendidos nos camelos tinham suas músicas. Hoje, esta em fase de produção de um novo EP com algumas regravações como: “Me Ilumina” de Ciro Aguiar, dono da Rádio Tropical e músicas de sua autoria. Ele afirma que não tem muita frescura para compor suas músicas e, com composições viscerais, já escreveu músicas até ensaiando.  “A minha forma de compor é absolutamente variada. As canções podem ser autobiográficas, ou com base nas experiências alheias. Eu tenho uma facilidade muito grande para compor desde criança e, até hoje, se eu sentar pra fazer música eu faço… até no palco às vezes acontece… ensaiando, tocando uns acordes…”, completa o cantor.

Confira “Pronto Socorro” em um show de João Junior:

 

Agradecimentos:   Como Assim – Praça Benedito Calixto