Por conta do isolamento social, um grande número de brasileiros está aderindo uma prática de trabalho muito comum em outros países, mas não muito popular por aqui, o home office. Trabalhar na própria casa é uma situação diferente, contudo pode permanecer um tempinho mais e algumas empresas já planejam aderir o home office oficialmente após a quarentena, seja por dois, três dias ou a semana inteira.

Separamos algumas dicas para que você consiga ser mais produtivo e fazer com que o home office seja agradável no seu dia a dia:

1 – Organize um espaço próprio para trabalhar: Caso não tenha um escritório em casa, organize um espaço que tenha uma “cara de trabalho”, ou seja, um ambiente que permita não se distrair ou ser interrompido por questões externas as obrigações profissionais.

2 – Troque de roupa: É isso mesmo, não trabalhe de pijama ou utilizando a mesma roupa que dormiu na última noite. Essa tática funciona muito bem para o cérebro entenda que terminou o momento de descanso e agora é o momento de trabalhar.

3 – Planeje seu dia e determine horários para pausas: É muito importante fazer um bom planejamento com os horários das refeições bem delimitados. Pode ser bem comum as tarefas de casa se misturarem com o home office, porém o ideal é não permitir isso.  O planejamento do dia, planejamento de horários para cada tarefa, até mesmo pequenos descansos de 10 minutos após uma hora de trabalho serão fundamentais para a sua produtividade.

4 –  Não seja multitarefas: Dividir o foco em duas, três coisas ao mesmo tempo te fará perder o mesmo. Para otimizar o tempo é preciso ter foco em uma atividade, esse fato é comprovado cientificamente. Foco é um dos principais requisitos para ter sucesso no home office.