Segundo a última pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 27% da população mundial não faz exercícios. Já no Brasil, um em cada dois brasileiros não se exercita o suficiente, ou seja, 150 minutos de intensidade moderada por semana. Pensando nisso, há 18 anos nasceu a Zumba®, uma aula de dança que mescla diferentes tipos de ritmos mundiais como reggaeton, samba, salsa, merengue, hip-hop, cúmbia, entre outros.

Para celebrar os números em todo mundo – são 15 milhões de estudantes por semana, em 185 países – a Zumba® promoveu o seu encontro anual que reuniu 7.000 instrutores de diversos países, em Orlando, que conferiram shows, aulas, palestras e viver a experiência da Fitness-Concert™ da Zumba, entre outras atrações. A receita do sucesso? “As coreografias são fáceis de serem seguidas. Sempre que estou criando, penso se minha mãe conseguiria acompanhar”, afirma Beto Perez, o fundador da modalidade.

o Brasil, os fãs da modalidade são numerosos: desde 2012, são mais de 2 milhões de praticantes. O foco, são pessoas que não gostam de praticar atividade física convencional. “Enquanto a grande maioria dos programas fitness são para quem gosta de treinar, a modalidade chegou para conquistar aqueles que não são fãs da malhação. A ideia é que os alunos se sintam em uma festa e se exercitem sem perceber. Todos os perfis e idades podem praticar, ninguém fica excluído”, completa Beto.

“O Brasil é o 5º maior mercado para a marca em termos de instrutores ativos e o 3º maior quando se trata de pessoas participando de treinamentos”, conta Alberto Perlman CEO da Zumba®, que completa “Atualmente, existem 200 mil locais onde é possível encontrar a aula de dança e 170 mil academias no mundo. Temos mais locações do que as lojas das redes McDonalds, Starbucks e Dunkin Donuts, somados”.

O futuro da empresa parece ser agora. Além dos instrutores, a marca possui sua própria linha de roupas e acessórios que vende mais de 3,5 milhões de unidades por ano, jogos para Wii e Xbox que já vendeu 14 milhões de unidades e até o cruzeiro exclusivo da Zumba®. Como segundo grande momento da companhia, lançou o do STRONG by Zumba®, que abraçou um novo público: um programa inovador para aqueles que gostam de treinar e querem tonificar os músculos, em uma aula de alta intensidade, que utiliza o peso do próprio corpo. As músicas são elaboradas com base em movimentos já existentes.

Foto: Reprodução/Pixabay