Já ouviu falar em melasmas? É o aparecimento de manchas escuras e simétricas na pele, geralmente no rosto. A condição pode acontecer com qualquer pessoa, mas é mais recorrente em mulheres entre 20 e 50 anos – por problemas hormonais, excesso de sol, uso indevido de cosméticos e má alimentação – ou durante a gravidez, onde fica conhecida como Cloasma Gravídico. Quando descoberto, a doença causa impacto negativo sobre a autoestima e qualidade de vida dos portadores.

Nesses casos, alguns tratamentos são indicados, porém, durante a gestação, é recomendado que as mulheres não façam uso de procedimentos que utilizem substâncias químicas e, dessa forma, muitas acabam convivendo com as manchas. Dessa forma, o peeling sem ácido nasceu para solucionar esse problema e pode ser utilizado como tratamento em todos os casos.

A esteticista e influenciadora digital Aline Vasconcelos, fundadora da clínica que leva o seu nome, conta que o melasma está presente em 80% das mulheres que a procuram. “Recebo muitas gestantes que enfrentam o transtorno, e já apresento o peeling sem ácido. Essa tecnologia ainda é uma novidade no país, veio de Israel e não contém ácido na sua composição, por isso vem chamando muito a atenção. O procedimento também trata sardas, cicatriz de acne e proporciona uniformidade na pele e um viço mais bonito para quem deseja investir no procedimento”, revela a especialista.

Para esclarecer o assunto, Aline Vasconcelos lista cinco mitos e verdades sobre peeling sem ácido. Confira:

O tratamento deve ser feito apenas no inverno

MITO. De acordo com a Aline, o procedimento pode ser realizado em qualquer estação do ano. “A recomendação que indicamos é que a pessoa tenha os mesmos cuidados independente da época do ano que estamos. É preciso utilizar o protetor solar de duas em duas horas, passar água termal e hidratar o rosto”, orienta a esteticista.

Qualquer pessoa pode fazer o peeling sem ácido

VERDADE. Por não conter ácido esse peeling não tem contraindicação. “Qualquer pessoa, independente do tipo de pele pode investir no tratamento. O procedimento pode ser utilizado em questões graves como melasmas ou até mesmo para quem tem a pele saudável e quer melhorar seu aspecto, a única coisa que mudamos é a intensidade”, explica Aline Vasconcelos.

Adolescentes devem evitar o tratamento

MITO. “Muitos adolescentes tem problemas com acne e, para evitar o uso de ácidos e medicamentos com efeitos colaterais, indicamos o tratamento por meio desse peeling, que tem o mesmo efeito e não agride a pele”, aconselha Aline. A esteticista ainda explica que, apesar de não ter ácido na composição, ele tem silicato de coral, que é um componente bem abrasivo, então ocasiona uma descamação na pele, causando uma renovação celular significativa.


Por não ter ácido apresenta efeito rebote

MITO. O procedimento é natural, tem melhor resultado e não apresenta efeito rebote. Como citado anteriormente, causa uma renovação celular, uma descamação. “Depois do procedimento, a pele fica cinco dias descamando e, posteriormente, a pessoa retorna para nutri-la. Esse passo a passo é essencial para manter o aspecto da pele saudável por bastante tempo, e evitar possíveis efeitos rebotes”, esclarece a especialista.

Diminui a oleosidade da pele

VERDADE. O tratamento age em diversas questões da pele, desde a oleosidade, até em manchas, melasma, marcas de expressão, espinhas e rugas. “A tecnologia funciona como se fosse uma esfoliação, com duração de 30 minutos e dois passos: peeling e depois de sete dias, a nutrição (led/massagem facial). É um ótimo tratamento que traz um novo aspecto para a pele e deixa as pessoas mais felizes”, finaliza.

Sobre Aline Vasconcelos

Formada em Estética e Cosmetodologia pela Unip, Aline Vasconcelos começou a empreender há dois anos, Hoje, com 27 anos é dona da marca Estética Aline Vasconcelos, em que possui tratamentos de criolipólise, depilação a laser, limpeza de pele, peelings, extensão de cílios, massagens, sobrancelhas e manicure. A especialista é conhecida tem uma conta no Instagram, onde tem mais de 50 mil seguidores e enxergou a oportunidade de atrair clientes por meio das redes sociais.